3 dicas para trabalhar com chefes que têm expectativas irreais


Eles não levam em conta os fatos do ambiente, ou habitualmente se referem às experiências passadas em outras empresas, e não às pessoas e eventos da organização atual, ou talvez se reportem a alguém que é ainda mais agressivo ou otimista demais do que eles são.

Quando você trabalha para uma dessas pessoas, pode sentir que está sendo configurado para falhar. Pode ser perigoso desafiar um superior e até argumentar que seu argumento pode parecer inseguro. Você pode ter dados ou experiência relevantes que contrariam a validade das instruções de seu chefe, mas ainda pode haver muita pressão para atender a todas as demandas.

Em vez de apenas ceder ou decidir que é hora de atualizar seu currículo, confira essas abordagens para obter melhor equilíbrio para si mesmo e fortalecer seu relacionamento com um chefe exigente.


1. Adote uma postura confiante e respeitosa

Os chefes autoritários geralmente escolhem um “bode expiatório” que consideram fraco. Se você conseguir se impor sem agressividade, ele não o verá como um possível “alvo”. Com respeito próprio e segurança, você afasta o estereótipo de subserviente e deixa de atrair hostilidade.


2. Desenvolva uma boa comunicação e compartilhe informações

A desinformação gera insegurança e, então, a autonomia é cerceada. Para não gerar desconfiança, insegurança e ninguém se sentir ameaçado, é importante compartilhar informações. Demonstre que está aberto para se comunicar e, assim, o chefe provavelmente também estará.


3. Compartilhe os detalhes realistas

Concorde em princípio; depois compartilhe detalhes realistas. Pode não ser sempre o que parece, mas você e seu chefe teoricamente têm uma missão conjunta e alguns objetivos em comum, e mostrar que você está na mesma página pode dar a você uma margem de manobra para explicar algumas das realidades práticas e evitar metas irreais.


Quando tudo estiver dito e feito, enquanto você permanecer no cargo, você ainda será responsável por ajudar sua equipe e seu chefe a serem bem-sucedidos. E, por mais frustrante que seja trabalhar para um líder com expectativas irreais, seu objetivo deve ser o de satisfazer o máximo possível da missão da organização, mantendo a sanidade e o respeito próprio.

CONECTE-SE

CONTATE

RECEBA MEUS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

© 2020 by Jonnas Lima.