4 desafios fundamentais para os primeiros 100 dias na Liderança

O Presidente dos EUA tem 100 dias para mostrar a que veio; o novo líder também. 

A transição é um dos maiores desafios na liderança.

Estudos recentes publicados na Fortune apontam que líderes com alto potencial mudam de função em até 3 anos. Os períodos de transição são inevitáveis na trajetória do líder.


Certamente, a escassez de relacionamentos sólidos e a falta de entendimento detalhado da nova função tornam o ambiente vulnerável para o líder. 

As ações do líder durante seus primeiros 100 dias em um novo desafio podem definir o seu sucesso ou fracasso.

Para ultrapassar este período com maestria, é necessário superar alguns desafios fundamentais: 

#1 ESQUECER O PASSADO: muitos líderes prejudicam o seu desempenho na fase inicial por achar que aquilo que o trouxe até a nova posição garantirá o seu sucesso. Na prática isso não funciona. O ambiente, as pessoas, as variáveis são diferentes das situações anteriores, por isso é importantíssimo o líder ter a capacidade de identificar o novo cenário. Esquecer o passado definitivamente vai ajudar o líder a ampliar a sua visão e superar os desafios iniciais.  


#2 ACELERAR O APRENDIZADO: acelerar a curva de aprendizado é um desafio imenso ao líder em transição. Entender os desafios de uma nova posição pode ser tão difícil quanto correr uma maratona. Entender como o mercado funciona, a gama de produtos, as tecnologias existentes, os sistemas operacionais, a cultura organizacional e as estruturas da empresa são algumas tarefas de aprendizado que precisam ser aceleradas neste período.    


#3 CONHECER AS PESSOAS: um dos pontos fundamentais para o líder na nova posição é a capacidade de influenciar pessoas internas e externas. Formar alianças de suporte serão necessárias para concretizar as metas iniciais do líder. Identificar todos aqueles que são essenciais para garantir sucesso nas etapas iniciais é um grande desafio para o líder. 


#4 BUSCAR AS VITÓRIAS INICIAIS: toda transição tem pontos duros que estavam estagnados pela situação anterior. Garantir que esses pontos sejam resolvidos provocam uma situação psicológica positiva nos demais. Buscar as vitórias iniciais podem reforçar a credibilidade do novo líder e deve ser o foco nos 100 primeiros dias.  


Os 4 desafios fundamentais do líder nos 100 primeiros dias: esquecer o passado, acelerar o aprendizado, conhecer as pessoas e buscar as vitórias iniciais vão definir o futuro da liderança,  mas é muito importante você que é líder lembrar que alguém te colocou aí porque confia na sua capacidade de extrair o melhor das pessoas. Não desperdice esta oportunidade!


Cuide da sua carreira!


CONECTE-SE

CONTATE

RECEBA MEUS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

© 2020 by Jonnas Lima.