5 passos matadores para estabelecer uma meta

Você já iniciou a busca por um objetivo e logo na largada percebeu que há algo de errado com a meta?


No meio do caminho veio a desmotivação, logo em seguida a frustração por não entregar o resultado e, depois, o constrangimento de ter que justificar o não atingimento da meta para o seu chefe, colegas, etc. Pois é, isso é mais comum do que parece... O seu objetivo pode ser emagrecer, estudar, vender mais... não importa! É necessário estressar a meta, isso mesmo! A maioria das metas que não são realizadas tiveram insucesso por não terem sido testadas na formulação. Calma, eu te explico: um objetivo claro e alcançável engaja os envolvidos naturalmente, assim como o inverso também é verdadeiro. No processo de construir uma meta, um dos maiores desafios é "triturar" a meta, afim de garantir a consistência daquele objetivo. Um método muito utilizado nesses casos é o modelo SMART.





SMART é um método para formulação de metas composto por 5 elementos: 


#01 ESPECÍFICA: a meta deve ser específica. Dizer que você quer "ficar em forma" não funciona, pois o seu cérebro não tem caminho livre para interpretar esse tipo de instrução. "Ficar em forma" pode significar para você, estar magro, mais energético ou tornar-se livre de doenças. Ou talvez todas as opções anteriores. Meta subjetiva não engaja ninguém e é o primeiro passo para o insucesso.  


#02 MENSURÁVEL: Sua meta deve ser mensurável. Se você quer combater o fumo, hábito de fumar, você precisa quantificar o que você quer alcançar. Por exemplo, isso pode ser parar de fumar completamente ou reduzir o número de cigarros por dia de X para Y. Seu cérebro precisa de instruções claras ou não saberá por onde começar, assim a procrastinação se aloja. 


#03 ATRAENTE: Seu objetivo deve ser atraente e convincente de realização para você. Encontre uma visão positiva para si mesmo de todos os benefícios de alcançar essa meta e use isso a seu favor. Se sua meta não é atraente, o objetivo não motiva e logo você largará o objetivo, e aumentará a frustração. 


#04 REALISTA: É importante garantir que o seu objetivo seja real para você. Uma grande meta é maravilhosa e permitirá a você sair da zona de conforto, mas você precisa garantir que está alinhado para o seu próprio sucesso. Talvez, você tenha que honrar outros compromissos antes de cumprir o seu objetivo de dar a volta ao mundo, mas isso não quer dizer que você tenha que largar a sua meta. Você precisa somente descobrir como andar antes de executar. 


#05 TEMPORAL: Gente, meta sem prazo é um sonho bem distante! Seu objetivo precisa ter limite de tempo ou você pode achar que nunca irá realizá-lo. Se você deseja obter uma promoção no trabalho, você a conseguirá mais facilmente se definir sua visão sobre como chegar a esse ponto.


Resumindo, são 5 passos para formular uma meta consistente: ser específico, mensurar o objetivo, tornar a meta atraente, ser realista e estabelecer um prazo para realizar.  


O Processo de coaching pode te ajudar a formular metas de forma consistente e canalizar a sua energia no lugar certo para realizar grandes coisas em sua vida.


Lembre-se: você merece ser muito feliz!

Cuide da sua carreira! 


Jonnas Lima é Educador Executivo e tem a missão de conectar pessoas e empresas aos resultados. Ele faz isso através de conteúdos personalizados em formato de palestras, workshop e treinamentos. Leve este conteúdo para a sua empresa. Clique aqui.

Entre para minha lista VIP e receba os conteúdos exclusivos:  

OBRIGADO!