top of page

A importância do RH estratégico para o alcance de resultados.

Nas minhas andanças pelas empresas, inevitavelmente, eu tenho muito contato com os profissionais de Recursos Humanos.


E eu tenho ouvido com frequência sobre a necessidade das empresas terem um setor de Recursos Humanos que atue de forma mais estratégica, trabalhando em conjunto com os outros setores para que os resultados da organização sejam atingidos de forma mais ampla.


Embora eu concorde com esta afirmação e constate que as empresas que estão superando os desafios atuais,  superam porque um dos motivos é ter tornado o RH estratégico uma realidade. Eu vejo também muita confusão sobre o que é um RH Estratégico. 


A primeira característica do RH estratégico é o alinhamento aos negócios da empresa. Para que isso seja possível, é fundamental que a empresa tenha as suas diretrizes e seus objetivos bem focados e definidos, a fim de que todos, principalmente os colaboradores, possam trabalhar em conjunto para atingir as metas e objetivos. Isso vai possibilitar que as decisões tomadas pelos gestores tenham sinergia com o RH estratégico. 


Felizmente a maior parte das grandes empresas e naquelas que estão obtendo sucesso em suas áreas, estão enxergando os colaboradores como parte fundamental dentro da corporação e o RH estratégico tem papel importante nesse reconhecimento.


Outro aspecto importante é a integração do setor de RH aos outros setores, juntamente com uma gestão empresarial efetiva e eficiente, fará com que os resultados sejam alcançados mais rapidamente.


Agora, Jonnas como tornar o meu RH estratégico? 


#01 É FUNDAMENTAL UMA NOVA POSTURA ALINHADO AS DEMANDAS DO MERCADO

É primordial que o setor de RH esteja sempre ligado nas mudanças que o mercado sofre, minimizando os transtornos que isso pode trazer para dentro da organização. Também é essencial que o RH estratégico cuide do desenvolvimento do público interno, qualificando processos, programas e possibilitando a maximização do trabalho de todos, proporcionando uma gestão mais integrada e eficaz.


#02 OS PROFISSIONAIS DE RH SÃO O AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO

Uma postura de queixas e reclamações não cabe ao novo profissional de RH. 

A resistência dos departamentos e seus agentes, as ações do RH sempre vão existir. Afinal, essas ações muitas vezes vai tirar muita gente da zona confortável. E é esse o papel fundamental do RH no desempenho da empresa. Os profissionais de RH têm toda a capacidade de desenvolver as suas competências implementando práticas inovadoras e, além de poder atuar como um agente ativo na transformação da empresa. A participação do RH em todos os projetos é fundamental para o sucesso da empresa, tanto quanto em suas tarefas operacionais, tão corriqueiras na área.


#03 É NECESSÁRIO TER FOCO NAS METAS CRUCIAIS PARA O SUCESSO DA EMPRESA

Com tantos desafios, fica a necessidade de trabalhar cada vez mais focado no desempenho e na inovação, tendo um posicionamento mais amplo dentro da empresa, de modo que consiga integrar as mais diversas áreas, potencializando os resultados através dos recursos humanos disponíveis.


Devido às mudanças constantes sofridas pelas organizações ao passar dos anos, é necessário que alguns paradigmas sejam quebrados e que os colaboradores acompanhem as empresas nessas transformações.


Além do atingimento dos resultados, é preciso que o pessoal do RH também seja consultado sobre essas transformações, colabore com as adequações do pessoal, bem como ajude a prever tendências, desenhando possíveis futuros cenários e mostrando soluções que sejam viáveis e aplicáveis no dia a dia organizacional.


Lembre-se: você merece ser muito feliz!

Cuide da sua carreira e até a próxima!


Entre para minha lista VIP e receba os conteúdos exclusivos:  

OBRIGADO!

bottom of page