Como trabalhar com alguém que você não gosta


O convívio social definitivamente não é uma tarefa fácil! E, às vezes, é necessário fazer um tremendo sacrifício de conviver com gente com quem não temos afinidade alguma. Existe alguém que faz com que você tenha vontade de largar tudo e sair correndo? Se a resposta é sim, saiba que você não está sozinho...


Evitar pessoas das quais não gostamos é natural e, geralmente, essa tática funciona; mas isso nem sempre é possível no ambiente corporativo. Você pode descobrir milhares de formas de fugir de uma pessoa, mas isso não vai resolver o problema!


Odiar alguém do trabalho pode afetar negativamente as suas atitudes e seu desempenho, por isso, se você quer evoluir e seguir em frente, precisa achar uma solução de como conseguir trabalhar com o seu desafeto.


É bom ter cautela, não desperdiçar energia à toa e saber controlar as suas emoções. A seguir, listei algumas dicas para você conseguir trabalhar com alguém que você não gosta.


Dicas para trabalhar com alguém que você não gosta


· Reflita sobre a causa da tensão e como você está reagindo a ela

O primeiro passo é aceitação e reflexão. Lembre-se: você não se dá bem com todos, mas há um valor potencial em todas as interações com os outros. Você pode e deve aprender com quase todo mundo que conhece, e a responsabilidade de fazer isso acontecer fica com você, mesmo que o relacionamento não seja fácil. Dê uma olhada honesta no que está causando a tensão e qual o seu papel na criação. Pode ser que sua reação à situação esteja no centro do problema (e você não pode controlar nada além de sua reação).

· Trabalhe mais para entender a perspectiva da outra pessoa

Poucas pessoas saem da cama de manhã com o objetivo de brigar com as outras pessoas. Reserve um tempo para pensar deliberadamente sobre o ponto de vista da outra pessoa, especialmente se ela for essencial para o seu sucesso. Pergunte a si mesmo: por que essa pessoa está agindo dessa maneira? O que pode estar motivando eles? Como eles me veem? O que eles podem querer e precisar de mim?

· Torne-se um solucionador(a) de problemas

Para trabalhar melhor em equipe, muitas vezes é necessário mudar de uma postura competitiva para uma colaborativa. Uma tática é "dar" à outra pessoa o problema. Em vez de tentar trabalhar com a outra pessoa ou em torno dela, envolva-a diretamente. Talvez um convite para um almoço (um ambiente com menos formalidade) combinado de abordagens abertas do tipo: "Não sinto que estamos trabalhando juntos da maneira mais eficaz possível. O que você acha? Você tem alguma ideia de como podemos trabalhar melhor juntos?”. Podem ajudar ambas as partes a expor os pontos divergentes de maneira mais suave e principalmente resolver esses pontos.

· Melhore a sua consciência do seu estilo interpessoal

É fácil atribuir conflitos a uma "química" ruim com outra pessoa, mas todos têm estilos diferentes e, muitas vezes, estar ciente dessas diferenças pode ajudar. Inúmeras vezes o aparente problemas esta no estilo comportamental. Uma vez que identificada suas diferenças, ambos tem a possibilidade de perceber que seus estilos podem ser bastante complementares se eles ambos tiverem consciência do seu estilo e abordagem.

· Peça por ajuda e faça pergunte mais

Pedir ajuda pode reiniciar um relacionamento difícil, porque mostra que você valoriza a inteligência e a experiência da outra pessoa. Em situações tensas, muitos de nós tentam "dar" a solução. Isso pode ser excessivamente nocivo, o que geralmente piora a situação. Em vez disso, faça perguntas - idealmente questões abertas, destinadas a criar conversas. Deixe de lado sua própria agenda, faça boas perguntas e tenha paciência para realmente ouvir as respostas da outra pessoa.

Conclusão


Você não pode mudar as pessoas, mas a si próprio, sim!

Questione-se: “o que posso levar dessa experiência que me ajudará a crescer? ”. Essa ressignificação transforma qualquer situação que aparentemente era negativa em um bom desafio!

Use isso como oportunidade para seu próprio desenvolvimento tornando-se protagonista do processo. Pense que são as pessoas com boa capacidade de relacionamento que todos querem por perto. Estando por perto, você se torna influente e a influência contribui para que as suas ideias sejam aceitas, motivem e inspirem.

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