top of page

O que podemos aprender com a Liderança Feminina?

Em 2035, o número de líderes homens e mulheres estarão equiparados nas empresas brasileiras, segundo estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT). As conquistas realizadas pelas mulheres no mercado de trabalho mundial são incríveis, contudo, ainda há um longo desafio a perseguir para alcançar a igualdade de gênero nas corporações, inclusive na questão salarial. 



O ambiente de negócios contemporâneo demanda das lideranças relacionamento, colaboração e cultivo de talentos.  As empresas estão valorizando o comportamento humano e utilizando habilidades comportamentais para atingir grandes resultados. Num ambiente de alta competitividade o relacionamento humano passa a ser foco do desenvolvimento profissional e as mulheres, cada vez mais conquistando seu espaço com destaque, vem usando suas habilidades femininas no desenvolvimento organizacional onde a matéria-prima básica é a imaginação humana, a criatividade e a inovação, e isso, vamos combinar: as mulheres tem de sobra!


Há muitas características que tem feito a liderança feminina se destacar e hoje no dia internacional da mulher acho que vale 3 sacadas: 

 

#1 ELAS GERENCIAM BEM O TEMPO: As mulheres tem uma grande capacidade de ser multidisciplinar.  Ela define as metas do novo projeto com a equipe, faz uma apresentação de oportunidades para a presidente da empresa, avalia a evolução dos ganhos da última campanha, leva o filho na escola, passa no supermercado, toma uma taça de vinho com o marido/namorado, estuda os artigos do MBA e no outro dia acorda cedo, disposta a fazer cada minuto valer a pena novamente.  


#2 ELAS PRATICAM A EMPATIA: A sensibilidade feminina faz com que ela tenha um grande diferencial competitivo na liderança que é colocar-se no lugar do próximo. Seja um liderado, a sua líder ou um fornecedor. A mulher consegue enxergar cada integrante do seu time de uma maneira holística. 


#3 ELAS NÃO FOGEM DE CONVERSAS DURAS: a líder feminina pode ser vista como interativa, colaborativa e fortalecedora de pessoas, por isso elas tendem a ser francas e não procrastinar conversas difíceis, afim de resolver os problemas existentes e seguir em frente. 


Gente, como vocês puderam perceber o objetivo aqui não é fazer comparações entre a liderança exercida por homens e mulheres, até porque na essência, a liderança não faz distinção de gênero, além do mais, toda regra tem a sua exceção, portanto não encontraremos essas características em todas as líderes femininas. Mas o que vale o registro é que todos nós temos muito a aprender com o universo feminino. 


No dia internacional das mulheres, o recadinho especial é para elas: mulher, você merece ser muito feliz!


Cuide da sua carreira!


Entre para minha lista VIP e receba os conteúdos exclusivos:  

OBRIGADO!

bottom of page