Promovendo o protagonismo na sua equipe

Atualizado: Mar 17

Vamos concordar que é vantajoso para a organização possuir colaboradores com potencial

e sentido de liderança, que consigam trazer soluções e entregar resultados sem depender da orientação dos seus gestores. Esse é um perfil protagonista!


Agora, vamos ver a importância do protagonismo e como promovê-lo na sua equipe.


O que é o protagonismo no ambiente corporativo?


O perfil PROTAGONISTA é a pessoa que tem a capacidade de colocar os seus talentos para identificar as demandas do ambiente e combinar isso com a entrega de resultados. Saber dar opiniões, ter iniciativa, pensamento crítico e a capacidade de decidir são algumas das características deste perfil.


Esse comportamento depende muito mais de atitude do que da posição ou da função que a pessoa ocupa. Na teoria, parece fácil! Mas basta transferirmos isso para a vida real que a tarefa já passa a ter uma complexidade maior...


Vantagens de ter colaboradores protagonistas


Logo de cara já falamos que é vantajoso para a organização possuir pessoas com perfil PROTAGONISTA, que consigam trazer soluções e entregar resultados, sem depender da orientação dos seus gestores. Mas não é só isso!


Além de ter profissionais preparados para desempenhar novas funções e enfrentar novos desafios, investir no protagonismo e desenvolvimento de colaboradores traz vantagens como as listadas a seguir:


· Aumento da produtividade;

· Motivação dos colaboradores;

· Retenção de talentos;

· Formação de líderes de alta performance e possíveis sucessores;

· Difusão de conhecimentos entre os colaboradores;

· Profissionais comprometidos e que assumem responsabilidades;

· Entregas e resultados melhores;

· Agilidade e sinergia entre sua equipe.


Principais formas de promover o protagonismo na sua equipe


Se ligas nas 3 principais formas de promover o protagonismo na sua equipe, lembrando que desenvolvê-lo não é responsabilidade exclusiva do líder ou da organização, mas também do próprio colaborador!


· #1 Crie um ambiente que desenvolva as pessoas

Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn em 2018 identificou que um dos principais motivos pelos quais as pessoas estavam insatisfeitas ou queriam deixar seus empregos é pela impossibilidade de aprender ou de se desenvolver. Por outro lado, a inabilidade de aprender é o principal motivo de demissões.


Uma cultura de desenvolvimento contínuo estimula o protagonismo e vice-versa!


É importante criar um ambiente que desenvolva as pessoas. Umas das maneiras de fazer isso é através de programas de formação híbridos (online e presencial).

Isso dá oportunidades do colaborador assumir o protagonismo de seu próprio desenvolvimento. O comando da aprendizagem estará com o colaborador e ambos ganham com um funcionário que possui mais conhecimentos e habilidades para aplicar na organização.


Nas empresas mais bem-sucedidas, os funcionários aprendem e se desenvolvem mais!


· #2 Estabeleça metas motivadoras

Definir metas e desafios traz mais comprometimento a todos os perfis de colaboradores, fornece foco e motivação e ainda é uma ótima estratégia para “descobrir” o protagonismo, estimulando uma competição saudável para que contribuam com mais foco.


Lembre-se de valorizar e recompensar os bons resultados e aproveitar para identificar e orientar aqueles que estejam menos performantes.


· #3 Dê feedback constante

Ao oferecer feedback aos seus colaboradores, você alinha expectativas e contribui para a melhora dos resultados. Mas tem que saber ouvir também! A devolutiva de sua equipe é importante para que você saiba como exercer a sua liderança. A comunicação precisa ser aberta e transparente para obter uma equipe unida, motivada e produtiva.


Praticar e propagar a cultura do feedback com seus colaboradores é importante para obter as informações que podem estar prejudicando as atividades e, claro, saber também o que está, de fato, funcionando.


Seja o protagonista da sua vida e estimule o protagonismo dos outros!

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